terça-feira, 1 de março de 2016

Descobertas Literárias - Thati Machado

Olá pessoal, essa é a minha primeira "Entrevista" para o projeto "Descobertas Literárias" em parceria com os blogs criadores que são Ponto & Vírgula e Carpe Noctem
E trago para vocês a Autora Thati Machado.


  •  Olá Thati... primeiramente gostaria de te agradecer por participar do projeto, e gostaria que você se apresentasse.
Thati - Eu é que agradeço pelo convite e oportunidade. Bom, eu sou a Thati, tenho 25 anos e lancei meu primeiro livro em novembro de 2014. Escrever, no entanto, é um hábito que mantenho desde os 12, quando me aventurei no universo das fanfictions. Sou viciada em livros, filmes e séries e adoradora de dias nublados e tempo frio (ironicamente, moro no Rio de Janeiro).

  •  Como descobriste a plataforma do Wattpad e desde quando você a usa?
Thati - Descobri a plataforma wattpad através de amigos, também escritores, e resolvi, de forma muito despretensiosa, me aventurar por lá com “Poder extra G”. Como comecei escrevendo fanfictions no Orkut, costumava criar laços com meus leitores, além de contar com a opinião deles ao longo da escrita... O feedback era imediato. Entrei para o wattpad, pois sentia muita falta disso. 

  •  Mesmo lançando teus livros em formato físico, você costuma disponibilizá-los no Wattpad, você acha que a plataforma contribui significativamente com a divulgação do teu trabalho?

Thati - O wattpad é, sem dúvidas, a plataforma de maior divulgação do meu trabalho. Quando o autor está em uma grande editora, por exemplo, ele chega às livrarias do país inteiro e é muito mais fácil se fazer conhecido. Quando se entra no mercado de forma independente, no entanto, ninguém conhece você; as pessoas ficam receosas de pagar para conhecer um trabalho do qual podem não gostar e pouco ouviram falar. Ao disponibilizar seu trabalho de forma gratuita, você incentiva os leitores a saberem quem você é, o que escreve e o que tem oferecer. E se eles gostarem, com certeza acompanharão o que vier adiante. 

  •  Que dicas você daria para que novos escritores iniciem a apresentação de seus trabalhos no Wattpad?

Thati - O wattpad é uma plataforma extremamente democrática, qualquer um pode entrar e começar a escrever por lá. Isso significa que você pode ser apenas mais um... Para que isso não aconteça, o escritor precisa encontrar uma forma de se destacar; de ser autêntico. Uma boa capa, boa sinopse e muita divulgação costumam ajudar. Mas... Cuidado! Algumas formas de divulgação podem acabar surtindo o efeito contrário. É preciso entender que todos estão ali em busca de visibilidade e reconhecimento, e respeitar o trabalho e espaço do outro é algo fundamental. 

  •  Você costuma fazer pesquisas para iniciar novos projetos, segue os gêneros que estão no “auge do momento” ou simplesmente coloca tudo na ponta do lápis quando vem a inspiração?

Thati - Sendo bem sincera, não me deixo influenciar por nada pelo simples fato de estar “no auge”. Parto do pressuposto que se está no auge, já tem muita gente fazendo e realmente não quero ser apenas mais uma. Minhas histórias costumam brotar de dentro, de um desejo maior. Tento escrever algo que entretenha, mas que comunique ao mesmo tempo. Preocupo-me com gênero, público-alvo e outros detalhes depois...

  •  Quantos trabalhos você já publicou na plataforma, e qual foi o mais bem aceito pelos leitores?

Thati - Publiquei 5 trabalhos inéditos na plataforma: dois contos, uma novela e dois livros (um deles ainda está sendo publicado). “Poder extra G” foi o primeiro e é, sem dúvidas, o de maior aceitação. “Singular”, que está sendo postado duas vezes por semana, faz parte da mesma série, que contará com três livros ao todo. 

  •  Você costuma criar uma “rotina de produção”, durante a escrita de um livro?

Thati - Como assumo um compromisso com os meus leitores da plataforma (o de postar toda quarta e sexta-feira, no meu caso) precisei criar uma rotina para poder cumprir com o combinado. Como tenho milhões de coisas para fazer ao mesmo tempo, tento escrever um pouquinho todo dia.

  • Na plataforma do Wattpad os escritores costumam atualizar frequentemente o livro, conforme vai escrevendo... Você inicia a postagem de um livro a partir do momento que escreve o primeiro capítulo, ou costuma já iniciar com mais material, para evitar atrasos nas atualizações?

Thati - Eu costumo iniciar as postagens com um pouco mais de material, mas não por causa de atrasos, e sim para evitar plágio e outros problemas semelhantes. Antes de iniciar a publicação na plataforma, faço o registro da obra e vou atualizando-o frequentemente. 

  •  Bom... Agora deixo um espaço para que você apresente um pouco dos teus trabalhos.

Thati - Para quem quiser conhecer um pouquinho mais acerca do meu trabalho, estou no Wattpad e também na Amazon. Possuo histórias dos mais variados gêneros e para os mais diferentes públicos. Sou autora do chick-lit “Poder extra G” que, felizmente, já possui mais de um milhão de leituras on-line e rendeu boas risadas a muita gente. Como mencionado, a história acabou virando uma trilogia, mas os volumes serão independentes. Os dois livros sucessores são narrados por outros personagens da trama e o segundo, intitulado “Singular”, já está sendo postado na plataforma. “Ponte de cristal”, por sua vez, é um livro cheio de ação, suspense e reviravoltas... Pode ser encontrado apenas no formato impresso através do meu blog. E tem também “Com outros olhos”, disponível no formato impresso e também em e-book na Amazon. Trata-se de um romance juvenil narrado por uma adolescente cega. É uma história para fazer a vida ser vista literalmente com outros olhos. E tem um monte de contos espalhados por aí também ♥

  •  Mais uma vez quero agradecê-la em nome do projeto e gostaria que você expusesse sua opinião sobre o mesmo, deixando também um recadinho para os leitores amantes dos livros.

Thati - É um prazer participar de um projeto tão bacana como esse. Parabenizo a Dev e a Key pela iniciativa e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso. Além de escritora, também faço capas (incluindo as minhas, rs!) e mantenho um blog, então é muito bacana que o projeto abrace as mais diferentes ocupações do meio literário! 

Espero que tenham gostado pessoal!
Segue os links para que vocês possam conhecer um pouco mais da querida Thati e seus trabalhos!

Para ver outras entrevistas e conhecer mais sobre o Projeto Descobertas Literárias AQUI!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante!